FAQ

FAQ da Central Eletrônica de Registro de Imóveis do Estado De Mato Grosso do Sul

Novo cadastro

Na página inicial do sistema (www.cerims.com.br), você deverá acessar o menu “NÃO TENHO CADASTRO” (logo abaixo dos campos de login e senha). Abrirá uma tela com 4 etapas de preenchimento dos seus dados. Ao final deste cadastro, será enviado um e-mail para validar seu acesso. Clicando no link, haverá o redirecionamento para o site, podendo assim ter acesso com o login e senha cadastrados
Primeiramente o cliente deverá realizar o passo-a-passo de um novo cadastro (caso ainda não tenha), pois o sistema só permite o acesso aos serviços, após o usuário realizar este procedimento. Caso o usuário já tenha cadastro no sistema, poderá acessar no botão superior “ACESSAR COM CERTIFICADO”. Instale a extensão para o navegador quando o sistema solicitar, e em seguida o usuário terá acesso.
Na página inicial, abaixo dos campos de login e senha, há um link “Esqueceu sua senha?”, na qual o usuário poderá clicar e ser redirecionado à uma tela de recuperação. O usuário deverá inserir o e-mail cadastrado e clicar no botão inferior “RECUPERAR”. O sistema enviará um link, para que o cliente realize o recadastramento da senha.

Caso não receba este e-mail, certifique-se de realizar o mesmo procedimento em outronavegador; se o erro persistir, entre em contato conosco através do e-mail: contatocerims@sagres.com.br informando os dados cadastrais (nome de usuário, e-mail e CPF ou CNPJ) e o problema que está enfrentando, para melhor análise do suporte.

PEDIDO DE NOVAS CERTIDÕES E PESQUISAS ELETRÔNICAS

Para realizar o pedido de uma nova certidão através de um número de Matrícula, o usuário poderá acessar no menu "SERVIÇOS" o item "CERTIDÃO" ou em sua página inicial no ícone correspondente. Ao acessar este item, haverá um botão verde à esquerda superior "NOVA CERTIDÃO". Ao clicar, irá abrir uma janela e assim o usuário poderá realizar todo o preenchimento.
Para solicitar um número de matrícula atualizada, o usuário poderá acessar no menu "SERVIÇOS" o item "CERTIDÃO" ou em sua página inicial no ícone correspondente. Ao acessar este item, haverá um botão verde à esquerda superior "NOVA CERTIDÃO". Ao pressionar, irá abrir uma janela e assim o usuário poderá realizar todo o preenchimento, selecionando o Tipo de certidão: Inteiro teor (Certidão de Matrícula)
Para solicitar uma busca de uma matrícula através de um nome ou CPF, o usuário poderá acessar no menu "SERVIÇOS" o item "PESQUISA ELETRÔNICA". Ao acessar este item, haverá um botão verde à esquerda superior "NOVA PESQUISA". Pressionando, irá abrir uma janela e assim o usuário poderá realizar todo o preenchimento referente à busca.
Após a confirmação do pagamento e realizado o envio do pedido, o cartório deverá responder sua solicitação em até 48hs úteis. O cliente pode verificar esta resposta em seu usuário acessando a página inicial do sistema; o mesmo irá notificá-lo com um ícone na cor vermelha.
Após o cartório responder seu pedido (em até 48hs úteis), o usuário será notificado dentro de sua conta; procure no histórico de pedidos de certidões o seu pedido correspondente, clique no botão RESULTADO, dessa forma abrirá uma nova janela para que o usuário possa gerar sua certidão e imprimir.
Após o preenchimento de sua nova pesquisa ou de sua nova certidão, o sistema irá informar no mesmo instante todas as custas de seu pedido; ao dar sequência, será informado que não tem créditos suficientes, dando a possibilidade de efetuar a compra nesta etapa. O sistema disponibiliza duas formas de pagamento: Cartão de crédito e/ou Cartão de débito; não existe no sistema pagamento por Boleto, e também, não será possível inserir créditos avulsos; somente ao final de cada pedido.

Obs.: Ao realizar um pagamento com cartão de débito, o usuário deverá aguardar o saldo ser disponibilizado, e em seguida, retornar na página do serviço selecionado para enviar o pedido manualmente.

Outros

Caso o usuário não esteja conseguindo acesso ao sistema, com seu login e senha cadastrados ou com o certificado, recomendamos que realize o mesmo procedimento em outro navegador (Mozilla Firefox ou Google Chrome). Abra uma nova janela, insira o comando Ctrl+F5 no teclado para limpar/atualizar a página, e tente realizar o acesso novamente. Caso persista o erro, o usuário deverá enviar um e-mail para o suporte contatocerims@sagres.com.br , relatando exatamente o problema que está enfrentando, inserir no e-mail imagens (se possível) e os dados cadastrados (nome de usuário, e-mail e CPF ou CNPJ) para que façamos uma análise mais precisa.
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